Deprecated: Creation of dynamic property Cloudinary\Plugin::$plugin_file is deprecated in /home1/appgas25/public_html/blog/wp-content/plugins/cloudinary-image-management-and-manipulation-in-the-cloud-cdn/php/class-plugin.php on line 127

Deprecated: Creation of dynamic property EPS_Redirects_Plugin::$settings is deprecated in /home1/appgas25/public_html/blog/wp-content/plugins/eps-301-redirects/plugin.php on line 55

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home1/appgas25/public_html/blog/wp-content/plugins/cloudinary-image-management-and-manipulation-in-the-cloud-cdn/php/class-plugin.php:127) in /home1/appgas25/public_html/blog/wp-content/plugins/wp-super-cache/wp-cache-phase2.php on line 1486

Deprecated: Creation of dynamic property Google\Site_Kit\Core\Authentication\Setup::$proxy_support_link_url is deprecated in /home1/appgas25/public_html/blog/wp-content/plugins/google-site-kit/includes/Core/Authentication/Setup.php on line 94

Deprecated: Creation of dynamic property Cloudinary\SVG::$sync is deprecated in /home1/appgas25/public_html/blog/wp-content/plugins/cloudinary-image-management-and-manipulation-in-the-cloud-cdn/php/class-svg.php on line 228

Deprecated: Creation of dynamic property Google\Site_Kit\Modules\Analytics\Web_Tag::$module_slug is deprecated in /home1/appgas25/public_html/blog/wp-content/plugins/google-site-kit/includes/Core/Modules/Tags/Module_Tag.php on line 42

Deprecated: Creation of dynamic property Google\Site_Kit\Modules\Analytics_4\Web_Tag::$module_slug is deprecated in /home1/appgas25/public_html/blog/wp-content/plugins/google-site-kit/includes/Core/Modules/Tags/Module_Tag.php on line 42
Fogão a lenha: impactos para utilizá-lo no seu negócio

Fogão a lenha: impactos para utilizá-lo no seu negócio

4 min mins de leitura
Legenda da imagem
Sustentabilidade e Energia

Você sabia que o fogão/forno a lenha pode trazer sérios impactos na utilização do seu negócio? O AppGas foi atrás das informações. Uma pesquisa realizada na Universidade de São Paulo (USP) apontou que o uso de forno de pizza a lenha causa impactos importantes na qualidade do ar e na saúde humana. Para a avaliação, a pesquisa observou condições reais em três pizzarias instaladas na região central da cidade de São Paulo.

O estudo fez parte da dissertação de mestrado em sustentabilidade na USP de Francisco Daniel Mota Lima. O estudo foi realizado em 2015 e no ano passado, em 2021, foi publicado na revista científica Environmental Science and Pollution Research. Vamos saber mais sobre? Continue a leitura!

A visão do pesquisador

De acordo com o pesquisador, os resultados apontam a necessidade de regulamentação sobre as emissões provenientes da queima de biomassa em pizzarias. Além disso, aponta também a importância de se buscar novas tecnologias em fornos para pizzarias e novas fontes de energia para esses estabelecimentos – neste caso, podemos destacar o uso do gás de cozinha e o gás industrial.

Lima, que atualmente é professor do Instituto Federal do Pará (IFPA), se interessou por estudar o tema porque tinha uma pizzaria em São Paulo e começou a se preocupar com os efeitos da exposição prolongada à fumaça. A partir daí, buscou mensurar o quanto a queima da lenha produzia impacto no ambiente interno do estabelecimento e também no meio ambiente. O levantamento analisou a concentração de material particulado fino e a composição química.

Os resultados da pesquisa

A lenha que é utilizada nos fornos de pizzaria é, em geral, madeira de eucalipto ou briquete, resíduo de outras madeiras e comumente chamado de “lenha ecológica”. Porém, de acordo com o pesquisador, o controle desse tipo de produto é menor no Brasil do que em outros países e ele ainda é pouco usado – apenas 2% utilizavam esse produto na época do levantamento.

Das três pizzarias analisadas, duas usavam eucalipto e uma usava briquete. Os resultados das três pizzarias revelaram altas concentrações do material particulado PM2,5. A concentração média foi de 6171,2 μg /m3 (microgramas por metro cúbico) na saída da chaminé e 68,2 μg /m3 nas áreas internas.

A queima do briquete apresentou concentrações um pouco menores do que a do eucalipto. Entre os elementos presentes, a análise destacou concentração de potássio, cloro e enxofre.

Forno de pizza a lenha: alguns problemas

Segundo a Associação Pizzarias Unidas do Brasil, existem no país cerca de 40 mil pizzarias, sendo 12 mil no estado de São Paulo e 8 mil na capital paulista. O estudo considerou que 80% das pizzarias paulistanas utilizam fornos a lenha.

Transpondo os resultados da análise para a totalidade das pizzarias na capital paulista, estima-se que são emitidos por ano 117 toneladas de material particulado fino (PM 2,5) e cerca de 70 toneladas anuais de carbono preto (black carbon). Para efeito de comparação, a frota veicular emite 1.240 toneladas por ano de PM2,5, segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

A substituição do gás de cozinha

O pesquisador acredita que há uma tendência à ampliação do controle sobre essas emissões de forno de pizza a lenha pelos órgãos ambientais, assim como já acontece emissões industriais, por exemplo. Além disso, ele aponta que o uso da lenha causa às pizzarias problemas com vizinhos devido à fumaça, há questionamentos sobre a procedência da madeira e o armazenamento pode atrair bichos, como ratos e escorpiões.

O gás GLP vem se firmando como uma alternativa à lenha nas pizzarias. Além das vantagens ambientais, os fornos de pizzaria a gás proporcionam mais praticidade, limpeza e produtividade. Além disso, é simples fazer a conversão do forno de pizza a lenha para o gás.

E então? Esse conteúdo foi importante pra você? Agora chegou a hora de repensar as práticas na sua pizzaria e escolher alternativas que facilitem seu trabalho e contribuam com o meio ambiente. Conte com o AppGas para trazer todos esses benefícios com o GLP.Baixe o nosso app e peça o seu gás com os melhores preços do mercado nessa data apaixonante.

Tire suas dúvidas com as

Perguntas frequentes

Nada foi encontrado

    Publuque um comentário


    Warning: Undefined variable $user_ID in /home1/appgas25/public_html/blog/wp-content/themes/appgas-theme/templates/comments.php on line 109

    Campos obrigatórios *


    *
    *

Posts Mais Vistos