Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/appgas25/public_html/blog/wp-includes/functions.php on line 6114
Que Tipo de Gás é Usado na Cozinha? | Blog Appgas

Que Tipo de Gás é Usado na Cozinha?

5 min mins de leitura
Legenda da imagem
Cotidiano

Você muito provavelmente tem um botijão de gás na sua cozinha, mas, se não tiver, com certeza já foi na casa de alguém que tinha. Afinal, essa é a forma mais comum de alimentar o fogão e cozinhar nos lares brasileiros.

Vendo tantos recipientes diferentes, talvez você também tenha se perguntado se existem tipos de gás de cozinha.

Neste artigo vamos explicar melhor sobre esse produto e tirar todas as suas dúvidas. Confira!

O que é o gás de cozinha?

O gás de cozinha dos botijões é o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). O próprio nome do composto nos dá pistas muito importantes sobre ele:

  1. esse gás fica líquido dentro do botijão porque o armazenamento é feito sob alta pressão, por isso ele é chamado de “liquefeito”;
  2. é feito de derivados do petróleo. Isso mesmo, no plural: o GLP não é um gás só, mas uma mistura de alguns gases que podem ficar líquidos, como o propano e o butano.

Outra característica do gás de cozinha é seu cheiro, que é bastante forte. Contudo, o propano e o butano não têm nenhum odor. Na verdade, o cheiro que sentimos é de substância de enxofre que são adicionadas ao botijão exatamente para garantir nossa segurança.

Leia também: Como Ligar o Gás: Passo a Passo para Garantir a Segurança da sua Cozinha

Dessa forma, quando ocorre qualquer vazamento de gás, por menor que seja, é possível perceber o cheiro e fechar a válvula de segurança para evitar acidentes.

Existem diferentes tipos de gás de cozinha?

Pode ser que, enquanto você pesquisava por botijões de gás, tenha visto alguns nomes diferentes, como P13, P20 e P45. Isso quer dizer que são diferentes tipos de gás de cozinha? Não!

Todos esses botijões têm o mesmo GLP dentro. O P13 é aquele que você usa em casa e também funciona para pequenos comércios, o P20 é de uso exclusivo para empilhadeiras (máquinas de carga e descarga) e o P45 tem mais vazão e pressão, o que permite que ele seja usado em indústrias.

Saiba mais: Para que Serve o Gás Industrial? Veja como Utilizar

Ou seja, o produto é exatamente o mesmo. O que muda é apenas o recipiente.

Quais as vantagens do gás GLP?

Existem muitas vantagens em contar com o uso do GLP. Veja alguns exemplos:

Eficiência energética

Com eficiência energética queremos dizer que você precisa de menos GLP para atingir seu objetivo do que outros combustíveis. Ele gera mais energia do que uma série de outros materiais, como:

  • óleo;
  • eletricidade;
  • carvão;
  • lenha;
  • gás natural.

Ou seja, ele também é mais econômico!

Instalação fácil

Nada de quebrar a parede para ter gás em casa. Com o GLP, tudo que você precisa é uma mangueira de gás para instalar o botijão. Lembre-se de sempre ligar o gás com segurança para evitar acidentes.

Baixo impacto ambiental

Você sabia que o uso do gás de cozinha não produz poluentes, como o monóxido de carbono (CO)? Por isso, empresas e residências podem utilizá-lo sem medo de, por exemplo, contribuir para o aumento do efeito estufa no planeta. Além disso, o produto também não polui rios.

Acessibilidade

Mesmo zonas rurais e remotas têm acesso ao GLP, então não é preciso ter medo de não poder ter um fogão ou chuveiro a gás mesmo nos lugares mais afastados.

Uso simples

Assim que sai do botijão, o Gás Liquefeito de Petróleo pode ser utilizado, porque já está pronto para a combustão.

Veja como é feito o gás de cozinha

O gás de cozinha é produzido pelas refinarias de petróleo. Nelas, a matéria-prima é fracionada em diversos produtos, como a gasolina, a parafina, o asfalto e o próprio GLP.

Depois desse processo, ele é enviado através de dutos ou transporte terrestre para as fábricas das marcas produtoras de botijões. Elas enchem os diferentes recipientes que apresentamos nos tópicos anteriores — P13, P20 e P45 — e depois são responsáveis por distribuí-los entre revendas, indústrias e lares.

É nas distribuidoras de gás de cozinha que você compra o botijão que vai usar na sua própria casa. Existem diversas  revendas, marcas e preços disponíveis no mercado, o que pode tornar o processo de comparar tudo bastante demorado, não é mesmo?

Felizmente, existe uma solução mais simples! O Appgas é um aplicativo web, para Android e iOS no qual você pode consultar as revendas disponíveis para o seu endereço e comparar todos os preços e condições de entrega em uma única tela.

Encontre o depósito de gás mais perto de você com o Appgas e aproveite as melhores condições de compra!

Posts Mais Vistos