Acompanhe de perto as novidades
Inscreva-se e receba todos os artigos em primeira mão!
wordpress-seo
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/appgas25/public_html/blog/wp-includes/functions.php on line 6114A escolha dos equipamentos da cozinha pode fazer a diferença não apenas no aspecto estético mas também no que diz respeito à economia de gás de cozinha. Essa definição divide a opinião de especialistas, já que proporciona outras diferenças, como no tempo para cozinhar alimentos e panelas indicadas.
O fogão a gás e o fogão por indução são duas das opções disponíveis no mercado e, para conhecer mais sobre eles e qual é o mais vantajoso, continue a leitura deste artigo.
Você vai ler sobre:
Para fazer a melhor escolha para as suas necessidades e expectativas, é preciso conhecer um pouco mais sobre o fogão a gás e o fogão por indução. Confira a seguir as diferenças entre essas duas opções.
O fogão a gás, seja encanado ou em botijão, é a alternativa mais comum, incluindo modalidades portáteis ou de duas a seis bocas. Eles costumam ser mais baratos do que fogões por indução e permitem o uso de qualquer tipo de panela.
Os cooktops a gás têm funcionamento semelhante ao convencional e, como ele, aquece o alimento de forma instantânea. Apesar de ser alimentado por gás, é preciso haver ligação com energia elétrica a fim de iniciar a propagação da chama, tanto no fogão quanto no forno.
As grades, também chamadas trempes, podem ser clássicas ou modernas, com designs diferentes. As mesas podem ser de aço inox, vidro ou vitrocerâmica.
Os fogões por indução são mais facilmente encontrados na versão cooktop, formato ideal para projetos que incluam bancadas e marcenaria planejadas. As mesas desses modelos costumam ser de vitrocerâmica, e este tipo de fogão não é adequado para todos os tipos de panela, sendo preferíveis aquelas feitas de aço inox com fundo triplo ou ferro fundido com fundo plano e reforçado.
Neste tipo de fogão a corrente elétrica passa pelas resistências localizadas embaixo das bocas, fazendo com que os alimentos sejam aquecidos. Para isso, a instalação elétrica é realizada na parte interior dos armários ou da pia. Além disso, muitos fogões por indução oferecem funções como:
Leia também: Preço do Gás de Cozinha: Como Comprar Mais Barato?
Se você ainda está na dúvida entre as opções apresentadas, é preciso saber mais um pouco sobre cada uma delas. Nesse sentido, observe algumas informações sobre economia, tamanho, instalação e uso de utensílios.
Economia
O fogão a gás tem se mostrado mais vantajoso do que o por indução, já que o aumento do valor da energia elétrica acompanhou o gás de botijão ou encanado. Além disso, o fogão por indução apresenta maior consumo quando comparado ao a gás. No entanto, o primeiro modelo é mais potente e desperdiça menos calor.
Tamanho
Em relação ao tamanho, os dois são equivalentes, já que um fogão de quatro bocas, seja a gás ou por indução, pode ser utilizado por famílias de até três pessoas sem grandes desafios.
Leia também: Pedido de Gás 24 Horas: Conheça o Appgas e Peça Agora
Instalação
A instalação de um fogão a gás depende do modelo escolhido. Caso seja o clássico, com forno, basta realizar a conexão do botijão ou do gás encanado, sem abrir mão da segurança durante o processo.
O fogão por indução, como é comumente encontrado na versão cooktop, requer a existência de bancada e marcenaria planejadas. A tendência é que você também precise investir em um forno, seja ele a gás ou elétrico.
Além disso, a instalação elétrica deles é diferenciada, sendo mais semelhante à de chuveiros elétricos do que à de um microondas, por exemplo.
Uso de utensílios
Como visto anteriormente, qualquer utensílio pode ser utilizado no fogão a gás. O fogão por indução, por outro lado, exige que você compre novas panelas. Por isso, caso você tenha um modelo clássico a gás em casa, é melhor escolher um modelo que siga o mesmo padrão.
No entanto, se você já tem um fogão por indução, pode escolher uma opção semelhante ou o fogão a gás. Afinal, poderá utilizar os mesmos utensílios.
Sendo assim, antes de escolher um tipo de fogão, analise as suas necessidades e considere a intensidade de uso, o orçamento disponível e possíveis ajustes necessários à instalação. Caso a opção a gás seja a melhor alternativa para você, confira o passo a passo para ligar o gás com segurança e evitar acidentes.