Acompanhe de perto as novidades
Inscreva-se e receba todos os artigos em primeira mão!
wordpress-seo
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/appgas25/public_html/blog/wp-includes/functions.php on line 6114Ficar de olho no seu consumo de gás é uma das estratégias mais eficientes para aproveitar melhor o recurso e, ainda por cima, economizar. Só que, em alguns casos, não se trata apenas de economia, mas da sua segurança. Então, que tal descobrir como saber se o gás está vazando?
O vazamento de gás, além de custar caro para o seu bolso, é um problema que oferece risco físico à casa e à sua família. Por isso, não deixe de observar o funcionamento do seu botijão. Saiba mais sobre o assunto!
Existem alguns sinais que podem ajudar a saber se o gás está vazando. Um deles é o cheiro peculiar que fica no ambiente. Em geral, esse costuma ser o primeiro alerta percebido, já que é impossível de ser ignorado.
Em outros casos, o botijão de gás fica fazendo um som constante de vazamento, indicando que está ocorrendo um escape do conteúdo interno. Nesses casos, a durabilidade do gás se torna bem menor que o habitual.
Mas, se mesmo assim você estiver em dúvida, ainda existe um teste que ajuda a saber se o gás está vazando. Você vai precisar fazer o seguinte:
Agora que você já checou como saber se o gás está vazando, é preciso entender que a correção desse problema é urgente. Lembre-se: não se trata apenas de economizar o recurso, mas de garantir a sua segurança.
Em geral, existem três riscos de vazamento de gás:
Por isso, o botijão deve ficar sempre em local arejado e, assim que um vazamento for detectado, a válvula deve ser fechada. Chame uma assistência profissional antes de acender qualquer coisa no ambiente.
O primeiro passo para evitar maiores problemas com o vazamento de gás é fechar o registro do botijão. Isso vai impedir o fluxo de gás saindo e contaminando o ambiente. Depois, abra as portas e janelas para que o ar circule.
Lembre-se que qualquer faísca no ambiente pode provocar uma explosão. Por isso, não utilize o fogo no recinto e nem acione interruptores ou tomadas que possam gerar o mesmo problema.
Por fim, acione uma equipe qualificada, que vai ajudar em diversos sentidos, desde como saber se o gás está vazando até o que fazer para consertar o vazamento. Pode ser necessário substituir os componentes do botijão ou até mesmo o próprio botijão.
O botijão de gás não explode de uma hora para outra, então, você pode ficar tranquilo quanto a isso. O que acontece é que o gás acumulado em um ambiente fechado, como a cozinha, mediante a ação de qualquer faísca, pode gerar a explosão.
Com um botijão normal e sem vazamento, sua casa não corre riscos de explosões, afinal, seria preciso uma enorme quantidade de calor no ambiente para o material explodir. Porém, o gás que vai para fora do botijão e fica acumulado no ar pode, sim, causar esse problema.
Se você tem o hábito de controlar quanto tempo dura um botijão de gás, saiba que a velocidade do seu consumo pode, sim, estar associada a um vazamento. Portanto, quanto antes essa condição for resolvida, melhor para a saúde e segurança dos ocupantes da sua casa e também para o seu bolso.
Aqui vai um alerta: nunca recorra a soluções improvisadas que podem resolver momentaneamente o seu vazamento de gás, mas piorar os riscos no longo prazo. Opte sempre por contar com uma assistência qualificada e especializada nesse tipo de serviço.
Você já descobriu como saber se o gás está vazando. Agora, não se esqueça de ficar atento aos sinais que são dados quando isso está ocorrendo. Além disso, sempre respeite a validade do botijão, da mangueira e da válvula para aumentar sua segurança.
E aí, quer conferir ainda mais sobre o assunto? Leia o nosso outro post: Botijão de gás tem validade? Descubra por quanto tempo esse item pode ser guardado!