Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/appgas25/public_html/blog/wp-includes/functions.php on line 6114
Botijão de Gás Fazendo Barulho: Como Resolver? | Appgas

  • Ínicio
  • Segurança
  • Botijão de Gás Fazendo Barulho: O Que Significa e Como Resolver?

Botijão de Gás Fazendo Barulho: O Que Significa e Como Resolver?

5 min mins de leitura
Legenda da imagem
Segurança

Já ouviu seu botijão de gás fazendo barulho e se preocupou? Neste artigo vamos explicar o que esses chiados significam, além de dicas para evitar barulho excessivo e até mesmo acidentes na cozinha.

Continue a leitura e confira!

Preciso me preocupar com o botijão de gás fazendo barulho?

Felizmente, nem sempre que um botijão de gás está fazendo barulho significa que há um problema e sua segurança está em risco. Existem casos em que é completamente normal ouvir algum chiado nas peças da instalação ou no próprio fogão, como:

  • chiado ao pressionar o cone-borboleta na válvula: é comum ter um barulho nesse primeiro momento. Se ele parar assim que a instalação terminar, está tudo certo;
  • som ao acender o fogão: tanto as bocas quanto o forno podem fazer barulho quando ligados por causa da liberação de gás de cozinha, apenas indicando que a válvula está aberta;
  • barulho nas mangueiras: quando o gás de cozinha passa do botijão para o fogão, ele pode fazer um som baixo nas mangueiras.

Contudo, se perceber um barulho fora do comum ou muito alto, é sinal de que há algo de errado com o botijão ou com o fogão.

Problemas que podem causar barulho no botijão de gás e no fogão

Um botijão de gás fazendo barulho muito alto pode ser sinal de perigo e indicar problemas como:

  • erros de instalação, podendo gerar vazamentos;
  • peças sem a certificação necessária do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) ou botijão sem selo da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil). Apenas equipamentos verificados podem ter a segurança 100% garantida;
  • defeitos e problemas no fogão, como entupimento de bocas, o que pode gerar acidentes.

Como identificar vazamento de gás de cozinha

Existe uma técnica caseira muito prática, simples e eficaz para identificar vazamentos de gás de cozinha: o teste da espuma. São necessários apenas dois passos:

  1. pegue uma esponja com bastante sabão e aplique a espuma no local do botijão de gás em que há suspeita de vazamento;
  2. observe se há a formação de novas bolhas na espuma.

Se você não vir nenhuma bolha nova, significa que não há vazamento naquela peça ou local. Agora, se surgirem bolhas novas, é sinal de vazamento, então feche a válvula de passagem do botijão de gás, evite produzir qualquer tipo de faísca (como ligar equipamentos elétricos na tomada ou mexer no interruptor) e abra as janelas para circular o ar.

O vazamento pode ser resolvido instalando o botijão de gás novamente, mas é preciso fazer outro teste. Se o problema persistir, entre em contato com a revendedora em que comprou o gás de cozinha ou procure assistência técnica especializada.

Lembre-se: o teste pode ser realizado em qualquer lugar da instalação do botijão de gás. Se tem uma peça fazendo mais barulho e levantando suspeitas, faça o primeiro teste ali, mas, se achar que precisa, repita em outras peças.

Medidas preventivas para garantir a segurança do botijão de gás

Desde o momento de compra do botijão de gás, passando pela instalação e chegando ao uso no dia a dia, existem medidas bastante simples para garantir sua segurança:

1. Compre botijões de gás certificados

Escolha sempre revendas que oferecem marcas com registro na ANP para evitar surpresas e dores de cabeça. Lembre-se: essa é a única forma de garantir que o produto é 100% seguro!

2. Faça a instalação do gás de cozinha corretamente

O ideal é ter um técnico especializado para instalar o botijão de gás na sua cozinha, mas também é possível fazer isso sozinho. Se escolher a segunda opção, siga um passo a passo para ligar o gás com segurança e não deixe de testar as peças para encontrar possíveis vazamentos.

3. Verifique a validade das peças

As mangueiras e válvulas têm validade. Passada essa data, é possível que não sejam mais seguras e causem vazamentos e acidentes.

Verifique a validade de todas as peças e troque o que for necessário por peças com certificação do INMETRO. Muitas vezes, a troca resolve qualquer barulho estranho que o botijão de gás esteja fazendo e previne contra problemas futuros.

4. Use o botijão do jeito certo

Existem três dicas principais na hora de usar o botijão de gás:

  1. não deite o botijão de gás;
  2. não estique muito a mangueira;
  3. não deixe a mangueira próxima de uma fonte de calor, como logo atrás do fogão.

Seguindo isso, você evita que qualquer equipamento seja danificado e gere vazamentos.

5. Leve o fogão para manutenção regularmente

Bocas entupidas e peças danificadas no fogão podem causar acidentes com o gás de cozinha. A manutenção regular é a melhor forma de se prevenir.

Se você quer comprar botijões de gás seguros e com a certificação necessária, conheça o Appgas e faça seu pedido de gás 24 horas em revendas autorizadas!

Posts Mais Vistos