Acompanhe de perto as novidades
Inscreva-se e receba todos os artigos em primeira mão!
wordpress-seo
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/appgas25/public_html/blog/wp-includes/functions.php on line 6114Acidentes causados pelo gás de cozinha provocam muito medo e insegurança nas pessoas, fazendo uma preocupação surgir: será que o botijão de gás explode? É possível evitar esse tipo de problema?
Neste artigo explicamos mais sobre a segurança do gás de cozinha e o que você pode fazer no seu dia a dia para garantir que tudo dará certo. Confira!
Os botijões de gás certificados pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) não correm o risco de explodir. Os recipientes produzidos com a tecnologia atual são muito seguros.
O gás de cozinha em si — o GLP —, por outro lado, é uma substância inflamável. Se entrar em contato com uma faísca elétrica ou chama, poderá causar acidentes.
A explosão de gás de cozinha acontece quando um vazamento passa muito tempo sem ser identificado e o ambiente fica com uma alta quantidade de GLP. Como dissemos, basta uma faísca ou chama para que o acidente ocorra.
Felizmente, vazamentos de gás são fáceis de evitar e notar, e você pode tomar medidas simples para garantir a segurança do seu lar. Vamos explicar isso melhor a seguir.
Vazamentos de gás de cozinha não são um problema quando a instalação do gás é feita seguindo todas as instruções e quando os equipamentos — botijão e mangueira, principalmente — estão dentro dos padrões técnicos.
Tudo começa com os componentes da instalação. Mesmo que você siga todas as instruções corretamente, uma mangueira vencida ainda pode causar vazamentos e, consequentemente, acidentes graves. Por isso, é fundamental ter cuidado ao manusear o GLP.
Com os equipamentos certos, você pode seguir para a instalação. O passo a passo de como ligar o gás deve ser feito à risca, pois erros nessa etapa são os maiores causadores de vazamentos.
O processo envolve:
Porém, sempre faça testes para verificar se o gás não vazou.
O teste da espuma é uma tática caseira e muito eficaz na identificação de vazamentos de gás de cozinha. Ele sempre deve ser feito antes de ligar o registro após instalar um novo botijão de gás.
Veja o passo a passo:
As bolhas são sinal de vazamento. Nesse caso, você deve repetir a instalação e, se o problema persistir, entrar em contato com a revenda na qual adquiriu o botijão.
Caso você confirme o vazamento de gás, siga estes passos simples para evitar acidentes e manter a segurança do seu lar:
Além disso, fique de olho para ter certeza de que não há nenhum sinal de incêndio na sua residência. Caso ocorra, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros.
A segurança sempre deve vir em primeiro lugar e, com essas dicas, você não vai precisar se preocupar com acidentes causados pelo gás de cozinha. Além disso, a praticidade e a economia podem ser outras aliadas no seu lar: veja como fazer pedidos de gás 24 horas com as melhores condições!