Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/appgas25/public_html/blog/wp-includes/functions.php on line 6114
5 dicas de como preparar um feijão perfeito

5 dicas de como preparar um feijão perfeito

4 min mins de leitura
Legenda da imagem
Alimentação

Qual seu prato tradicional nas mesas brasileiras preferido? Sabemos que as opções são várias, mas hoje nós vamos falar sobre um que é difícil resistir. Sabe aquele feijão quentinho, cheiroso e bem temperado? Pois bem! É ele mesmo!

Quando o feijão começa a cozinhar, seu cheirinho característico pode ser sentido no quarteirão inteiro, e essa é uma das receitas preferidas de nossos clientes. O grande problema é quando as pessoas erram a mão na hora de cozinhar esse prato, isso quando não surge aquele medinho de usar a panela de pressão… se identificou? 

Continue a leitura e confira essas dicas que o AppGas preparou. Com essas dicas vai ficar mais fácil aprender como cozinhar o feijão perfeito com o nosso gás de cozinha. Vamos lá?

A importância do remolho

Uma das principais dicas para deixar o feijão mais gostoso e macio é fazer o processo de remolho. A ideia é colocar o feijão na água por pelo menos 12 horas, para deixar os grãos mais molinhos, além de eliminar toxinas. Uma dica é deixar o feijão na água antes de dormir e retirá-lo no dia seguinte, de manhã. Mas é preciso trocar a água pelo menos uma vez durante esse período.

E tem mais: deixar o feijão de molho ajuda o processo de cozimento a ser mais rápido, já que amolece os grãos. Mas se você esqueceu de fazer esse processo, pode investir em outra dica: deixe por 60 minutos de molho, colocando água fervente. Isso é o suficiente para ajudar o alimento a ficar mais gostoso

Vamos falar sobre o cozimento? 

Na hora de cozinhar, invista em temperos clássicos que combinam com o feijão e deixam a receita mais saborosa, como folhas de louro, cebola, alho e pimenta-do-reino. Esses não tem erro!

Durante a preparação, o ideal é colocar o feijão na panela de pressão, cobrir com água e já incluir as folhas de louro. Depois, tampe a panela, leve ao fogo médio e espere a válvula apitar, contando a partir daí dez minutos de cozimento. Em outra panela, refogue o alho e a cebola com azeite, e depois vá acrescentando o feijão cozido, com um pouco de caldo, amassando os grãos com o fundo da concha. Essa dica serve para engrossar o caldo. Deixe cozinhar em fogo baixo e vá mexendo para o feijão não grudar no fundo da panela, até atingir a consistência de sua preferência.

Confira também: 5 dicas para o seu gás de cozinha durar mais tempo

Engrosse o caldo

Outra dica extra para quem quer deixar o feijão com o caldinho mais grosso é usar o liquidificador. Usando a panela de pressão com o feijão cozido, você pode retirar pequenas porções e bater no liquidificador, devolvendo à panela onde está sendo feito o tempero. Essa dica é sucesso!

Hora do tempero

O ‘tompero’, como diz o chef Jacquin, é fundamental. Na hora de temperar, vale a pena investir nas especiarias que você mais gosta, como louro, manjericão, coentro, cominho e cheiro-verde. Mais uma dica é deixar o sal apenas para o final do processo, quando o feijão já estiver sendo depurado em fogo baixo. Assim, se você errar a mão, fica mais fácil corrigir o gosto, apenas adicionando mais água.

Se for do seu gosto, coloque legumes

Para deixar a receita mais nutritiva, muita gente investe em legumes e verduras misturadas com o feijão. Basta incluí-las na hora de temperar os grãos, refogando junto com o tempero. A dica é investir em opções como cenoura, beterraba, espinafre, inhame, batata e quiabo. 

Caso você não queira optar por verduras, pessoas que comem carne colocam outras opções, como bacon, calabresa, carne de porco, dentre outras. Basta escolher uma e colocar o seu gás de cozinha para funcionar.

Quais são os tipos de feijão?

Existem diversos tipos de feijão, como o branco, preto, fradinho, carioquinha, roxinho, rosinha e vermelho. Os mais usados no dia a dia são o preto e o carioquinha, mas na hora de fazê-los, é importante ficar atento para o tempo de cozimento de cada um. O carioquinha, por exemplo, é bem mais rápido e rende um caldo mais cremoso. Fica a dica, inclusive!

E então? Gostou desse conteúdo? Conte com o AppGas para trazer mais sabor para o seu fogão através do gás de cozinha para que você possa preparar mais receitas. Baixe o nosso app, conheça todas as vantagens em ser o nosso usuário e peça o seu gás com os melhores preços do mercado.

Posts Mais Vistos